Coordenador : Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389867.2201.201054.23022023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Graduandos de enfermagem, familiares de crianças internadas no cenário do estudo e os profissionais de enfermagem atuantes na clínica pediátrica do hospital municipal de Rio das Ostras.
Local de atuação: Salas de Aula e Laboratório de Ensino de Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Elaborar, validar e disponibilizar uma cartilha educativa acerca da implementação de cuidados prestados à criança pelo familiar no domicílio frente à alta hospitalar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Identificar as dúvidas de familiares referente à implementação de cuidados da criança no domicilio frente à alta hospitalar a serem incluídas na cartilha educativa; 2) Mapear através de levantamento bibliográfico, os principais temas relacionados à implementação de cuidados da criança frente à alta hospitalar; 3) Construir uma cartilha educativa para uso dos familiares com orientações acerca dos cuidados prestados à criança pelo familiar no domicílio frente à alta hospitalar; 4) Validar o conteúdo e a aparência da cartilha educativa por juízes especialistas; 5) Validar o conteúdo e a aparência da cartilha educativa pelo público-alvo; 6) Disponibilizar a cartilha educativa através de redes sociais, vídeos e podcasts.
Resumo
Introdução: a alta hospitalar sem o adequado preparo, dificulta o cuidado no domicílio, ocasionando dúvidas nos familiares, resultando em readmissões frequentes dessas crianças, que normalmente decorrem de lacunas no preparo da alta durante a permanência da família no hospital impactando na continuidade dos cuidados no domicílio. Objetivo: identificar as dúvidas de familiares referente à implementação dos cuidados à criança frente à alta hospitalar a serem incluídas na cartilha educativa. Método: estudo metodológico, desenvolvido em oito etapas, sendo a 1ºetapa, realizada com familiares em um hospital público no interior do estado do Rio de Janeiro, por meio de roteiro semiestruturado cujos dados serão processados no software IRAMUTEQ e interpretados à luz da Análise Temática. Os participantes serão selecionados por conveniência. Todos os participantes assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dando seu aceite. Considerações: as contribuições de familiares nessa construção torna-se relevante para atender suas singularidades e, reais necessidades fornecendo suporte às famílias para construção compartilhada de plano que contribua para sua autonomia na implementação dos cuidados domiciliares com segurança e qualidade à criança. Ademais, proceder à construção e validação desta tecnologia educativa junto aos familiares da criança, contribuirá para que o material esteja o mais próximo possível de suas realidades, de modo que a tecnologia possa ser capaz de atender suas reais necessidades; afinal, todo material educativo precisa estar acessível e atrativo para o público-alvo, despontando como uma proposta diferenciada de acesso ao conhecimento de forma prática e autônoma.